Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

Super Mario: um filho não planejado

Faça o melhor que você pode dentro das limitações.

Super Mario é o personagem de videogames de maior sucesso da historia. Fenômeno de vendas, definiu a identidade da gigante Nintendo e influenciou toda a indústria.

É de se imaginar que tudo no homenzinho tenha sido cuidadosamente planejado, não é mesmo? O boné, o bigode, a profissão, as cores…

Nada disso: as características do Super Mario são resultado de… limitações. Acompanhe a historia.

No início dos anos 1980, os designers de jogos Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka desenvolviam o primeiro game sidescrolling do mundo. Mas não puderam criar livremente o herói: foram as limitações que definiram tudo.

Como não havia tecnologia na época para fazer os cabelos, optou-se pelo boné. Como não havia pixels suficientes para detalhar lábios e dentes, usaram o bigodão para esconder a boca. O macacão também foi decidido por um motivo singelo: é a roupa mais simples e fácil de desenhar. O azul e o vermelho eram as únicas cores que o programa permitia.

E como se chegou na profissão? Acredite: com o desenho pronto, Miyamoto perguntou para Tezuka: “Com o que ele se parece?” O outro respondeu: “Um encanador”. E assim ficou.

Depois de 32 anos de sucesso, mais de 40 milhões de jogos vendidos e tornar-se um verdadeiro ícone pop, convém perguntar: se houvesse mais recursos, Super Mario teria ficado melhor? Provavelmente, não. Foi a sua simplicidade que o tornou tão reconhecível.

Pense nisso: a questão não são as limitações que você encontra num trabalho; mas sim o melhor que você pode fazer dentro das limitações.

 

 

Fontes:

http://www.nintendolife.com/news/2015/08/mario_history_super_mario_bros_-_1985

Documentary “History of videogames” – Discovery Channel, 2007.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s