Dólar R$ 3,27 -0,54%
Euro R$ 3,65 0,07%
SELIC 11,25% ao ano
Ibovespa 1,36% 64.085 pts
Pontos 64.085
Variação 1,36%
Maior Alta 4,89% RADL3
Maior Baixa -6,09% JBSS3
Última atualização 26/05/2017 - 17:20 FONTE

A faísca criativa da explosão do Hindenburg

O acidente que deu origem à Ultragaz.

Até a década de 1930, o meio de transporte aéreo utilizado pelos viajantes internacionais eram os dirigíveis. Mas isso mudou em 1937, quando o Hindenburg, então maior aeronave do tipo no mundo, explodiu em pleno ar em New Jersey, EUA, matando 34 pessoas.

O acidente derrubou também a credibilidade dos zepelins, que foram proibidos de voar com passageiros. Entre as rotas canceladas, havia o trecho Rio de Janeiro-Ludwigshafen, na Alemanha.

Com a suspensão do serviço, um estoque do gás Propano, utilizado para acionar o motor do veículo, foi colocado à venda no Brasil.

A notícia divulgada nos jornais chamou a atenção do empreendedor austro-brasileiro Ernesto, que pensou: “Como o gás é altamente inflamável, talvez possa substituir os tradicionais fogão a lenha e querosene nos lares brasileiros.” Importante citar que o gás para uso doméstico era novidade até no exterior.

Guiado pela ideia, o homem comprou todo o estoque disponível, 6 mil cilindros de Propano, e iniciou o envasamento e a comercialização do produto. Foi assim que Ernesto Igel fundou a Empresa Brasileira de Gaz a Domicílio, primeiro nome da Ultragaz, ainda hoje a líder do segmento no País.

Note que milhares de pessoas tiveram acesso à mesma matéria, mas só Igel teve a faísca genial. A história está repleta de pessoas que viram nas mudanças ao redor a chance de um novo negócio. Como no exemplo citado, em que uma fatalidade no ar gerou uma praticidade na cozinha.

 

 

 

Curiosidade: Minha agência, a age., atendeu a Ultragaz por 10 anos. Entre as nossas contribuições, estão a campanha dos 70 anos, a programação visual da frota e o resgate da figura do entregador na marca.

 

Fontes:

Book Natural Gas Liquids: A Nontechnical Guide, by William Leffler, Pag. 13

http://gazeo.com/up-to-date/news/2013/History-of-LPG-the-first-100-years,news,6662.html

http://www.history.com/this-day-in-history/the-hindenburg-disaster

http://www.sindigas.org.br/novosite/?page_id=3006

https://www.ultragaz.com.br/UltragazPortal

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s