Experiências aprendidas: maior fonte de motivação no trabalho

Para muitos de nós o novo é um elemento que motiva. Saber o que não se sabe é intrigante, nos inspira lidar com o inesperado pois no novo surgem...

Para muitos de nós o novo é um elemento que motiva. Saber o que não se sabe é intrigante, nos inspira lidar com o inesperado pois no novo surgem situações complexas, vivências e experiências que agregam.

E qual é a nossa reação quando damos de cara com o que já conhecemos? Com aquela rotina massacrante, o dia a dia que tem por lei o “de novo” e não o “novo”?

O ponto crítico da rotina é a repetição, é o retornar ao que já foi feito para se fazer novamente, a estar no mesmo lugar, rodeado das mesmas pessoas, desempenhando a mesma função.

Esse “voltar e voltar” para alguns pode ser enlouquecedor, outros tem uma habilidade natural para lidar com a repetição, pois para esses ela gera conforto e segurança. Em uma situação onde tudo está garantido ou sob controle, basta fazer o que sempre foi feito, reagir da mesma maneira e pronto.

Diante desses dois caminhos, onde para uns a rotina representa segurança e para outros o novo desafia, como as organizações podem atuar para manter os dois grupos engajados?

Acredito ter aqui uma sugestão, acompanhe comigo.

Logo que retornamos ao Brasil após a volta ao mundo fizemos em parceria com as empresas Cristina Panella Planejamento e Pesquisa e LeadPix Survey uma pesquisa nacional sobre a motivação dos Brasileiros, uma das perguntas nos trouxe respostas que merecem ser observadas:

Pesquisa

36% das pessoas consideram “Experiências aprendidas como o maior fator de motivação no trabalho, ou seja, o ser humano gosta de ser positivamente desafiado.

Quanto mais as empresas encontrarem maneiras de fomentar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores mais haverá chances de que eles se sintam motivados a continuar. Portanto, se a empresa oferece oportunidades de cursos, trocas de experiências, vivências e desafios alcançáveis estará alimentando uma necessidade de aprender de seus colaboradores.

Isso não quer dizer que quem não muda de emprego há anos se enquadra no modelo acomodado, mas existem pessoas que tem plena consciência de onde estão e onde devem ficar. Inclusive ter em “Atividades que executa a segunda maior fonte de motivação diz respeito às pessoas que encontraram o que realmente gostam de fazer, estão envolvidas e comprometidas com suas funções do dia a dia.

“Novas oportunidades como terceira posição, traz à tona mais uma vez o elemento “novo”. Se somarmos a porcentagem de “Experiências aprendidas” com “Novas oportunidades, teremos um grande número de respostas em que o novo é o principal elemento para a motivação, chegando a 62% dos entrevistados.

Sentir que estamos evoluindo nos move e inspira. Até mesmo quem não assume que o novo é motivador consegue enxergar na rotina uma forma de evolução e reinvenção. A frase do empresário Andrew Carnegie, “O preço da perfeição é a prática constante”, comprova esse pensamento. Por isso vale considerar que nossa evolução pode aconteceratravés das experiências aprendidas e também através da repetição. Saber que hoje somos melhores do que ontem e que amanhã seremos melhores que hoje realmente nos move adiante. Evoluir em todos os casos é o que nos engaja e a bússola mais confiável para nossa evolução é ter um propósito naquilo que fazemos.

E você o que te motiva no trabalho? Compartilhe com a gente!

Por Danilo España

Novo-Logo-Walk-and-Talk-Horizontal-2

Idealizadores do Walk and Talk, Luah Galvão e Danilo España, realizaram 3 projetos. O primeiro foi uma Volta ao Mundo por mais de 2 anos em que visitaram 28 países nos 5 continentes – para entender o que Motiva pessoas das mais variadas raças, credos e culturas. O segundo foi caminhar os 800 km do Caminho de Compostela na Espanha, entrevistando peregrinos sobre o sentido da Superação. E recentemente voltaram da Expedição Perú, onde o sentido da resiliência foi a grande busca do casal. Agora que estão de volta ao Brasil compartilham suas descobertas através de textos e histórias inspiradoras para esse e outros veículos de relevância, assim como em palestras e workshops por todo o Brasil.
Descubra mais sobre o projeto: www.walkandtalk.com.br. Conheça também a página no Facebook.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s