ERP, o que é e para que serve?

Se você está buscando melhorar a performance da sua empresa - num mundo de complexidades crescentes e margens decrescentes - você precisa ler este texto

Quer fazer parte da minha lista VIP e ter acesso a conteúdos exclusivos, insights de negócios e dicas de investimentos, gratuitamente? Deixe seu email aqui.

Em julho do ano passado, conheci dois brasileiros – sócio fundadores do Portal ERP – em Chicago, durante o maior evento de empreendedorismo do mundo – aprendi muito coisa bacana com eles, e  quero compartilhar com vocês aqui no blog. [Especialmente com você que é empresário ou empreendedor.]

Enxergando o potencial crescimento desse mercado e a carência de informação, Marcelo Sinhorini (ex-Totvs) e Luciano Itamar lançaram o Portal ERP, que se tornou o maior portal de ERP da América Latina. O portal traz notícias, webinários, cursos e muito conteúdo de qualidade relacionado ao tema. Eles também idealizaram o SELECT, que é uma ferramenta para ajudar as empresas no processo de escolha do melhor software de ERP, de acordo com o perfil e necessidade de cada uma.


ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa), é um sistema de gestão empresarial. Ou seja, é um sistema de gestão integrada, responsável por cuidar de todas as atividades diárias de uma empresa, do administrativo ao operacional. Desde o faturamento até o balanço contábil, de compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a administração de pessoal, de inventário de estoque a contas a receber, do ponto dos funcionários ao controle do maquinário da fábrica.


O ERP é um software corporativo que tem como principal função apoiar as empresas no controle total de suas informações, integrando e gerenciando dados, recursos e processos para que as companhias tenham maior assertividade na tomada de decisão e sucesso nos negócios.

Num mercado cada vez mais competitivo, um dos principais desafios das empresas têm sido manter o controle de todos os seus processos e informações, que permitam que essas organizações identifiquem a melhores estratégias que possam destacá-las de seus concorrentes, com custos reduzidos e rentabilidade elevada. Essa é a proposta dos softwares de ERP, capazes de mensurar cada detalhe do negócio de forma automatizada e em tempo real, garantindo agilidade e eficiência às rotinas organizacionais.

Para que serve um ERP?

  • simplificar os processos operacionais da empresa;
  • agregar inteligência, segurança e qualidade para as informações;
  • integração dos departamentos, informações completas e consistentes;
  • automatização das atividades;
  • controle de estoque;
  • controle de custos;
  • controle de prazos;
  • controle de pessoal;
  • gestão integrada e especializada;
  • eficiência e produtividade.

Com o respaldo de um software de ERP todas as informações da empresa ficam concentradas em um único lugar, integrando dessa forma departamentos e dados com mais segurança e assertividade. 

Os experts consideram que o valor investido na contratação de um bom ERP retorna rapidamente para os bolsos da empresa, justamente por conta do controle, economia e informação estratégica que o software proporciona, tornando a empresa mais competitiva.

Num mundo de complexidade crescente e margens decrescentes, essa pode ser a solução para sua empresa!

Se interessou pelo assunto? No dia 25 de abril, vai rolar o ERP Summit, no Novotel Center Norte (SP), 1º evento a tratar do tema no Brasil. Lá estarão reunidos os maiores players da indústria e vários convidados ilustres, como Ernesto Haberkorn (sócio fundador da TOTVS), Ozires Silva (fundador da Embraer), Gustavo Loyola (ex-presidente do Banco Central), entre outros. É uma excelente oportunidade para conhecer melhor os fornecedores de softwares e suas ferramentas, as novidades do setor e entender como podem ajudar o seu negócio. Ao todos serão 30 palestrantes, distribuídos em painéis setoriais e palestras técnicas. Haverá uma área de exposição para demonstração dos softwares, produtos e serviços oferecidos pelos melhores fornecedores do mercado. Vale a pena conferir! 

Quer entender melhor? Baixe o e-book [gratuito]: 13 passos para escolher melhor seu ERP, que traz um conjunto de experiências e melhores práticas usadas por reconhecidos profissionais do setor, validadas em inúmeros processos de aquisição de software. 

Gostou do conteúdo? Cadastre-se aqui para ser avisado quando publicarmos um novo artigo. 

Sugestão de temas, perguntas ou comentários podem ser enviados através do espaço abaixo.

Cláudia Augelli

Leia também:

Rodrigo Barros e a vida no Vale do Silício

Ricardo Geromel, o especialista em bilionários da Forbes ou O legado dos bilionários

Oportunidades da economia digital ou Como Conrado Adolpho fez R$ 1 milhão em 10 dias

Kéfera Buchmann dá dicas de como ganhar dinheiro com a internet

Rafinha Bastos revela onde investe seu dinheiro (e dá ÓTIMAS dicas)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s