Por que o brasileiro paga tanto imposto apesar da perda de renda?

A crise econômica já deixou 12 milhões de brasileiros sem emprego, taxa de 11,8%, segundo o jornal “Valor Econômico”.  Segundo dados do IBGE, a renda média do brasileiro caiu 2,4 pontos percentuais este ano. Apesar disso, a arrecadação de impostos se mantém a todo vapor. De acordo com o Impostômetro, desde o início de 2016, o brasileiro já pagou R$1,8 trilhões em impostos, taxas e contribuições. Uma pista para compreender […] <div class="read-more"><a href="http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2016/11/30/por-que-o-brasileiro-paga-tanto-imposto-apesar-da-perda-de-renda/" class="more-link">Leia mais</a></div>

A crise econômica já deixou 12 milhões de brasileiros sem emprego, taxa de 11,8%, segundo o jornal “Valor Econômico”.  Segundo dados do IBGE, a renda média do brasileiro caiu 2,4 pontos percentuais este ano. Apesar disso, a arrecadação de impostos se mantém a todo vapor. De acordo com o Impostômetro, desde o início de 2016, o brasileiro já pagou R$1,8 trilhões em impostos, taxas e contribuições.

Uma pista para compreender essa relação peculiar entre a redução de emprego e renda e o aumento da arrecadação está no sistema tributário brasileiro, segundo o economista Pedro Mota, colunista do site “Terraço Econômico”.

O economista explica que grande parte da arrecadação de impostos no Brasil é do tipo regressiva, com as taxas incidindo sobre produtos, serviços e bens. Segundo Pedro Mota, essa pulverização dos impostos ajuda a entender porque a arrecadação continua alta mesmo na recessão econômica.

http://www.institutomillenium.org.br/wp-content/uploads/2016/11/Pedro-Mota_primeirocorte.mp3

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s