Mentira! PEC dos gastos não afeta orçamento da educação, segundo José Márcio Camargo

Os opositores à Proposta de Emenda Constitucional 55, popularmente conhecida como PEC 241 ou PEC do teto dos gastos, argumentam que ela prevê a redução dos investimentos em educação. O professor de economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), José Márcio Camargo, explica que ao mesmo tempo em que define um teto para os gastos primários da União, a PEC também determina um piso para os gastos […] <div class="read-more"><a href="http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2016/11/24/mentira-pec-dos-gastos-nao-afeta-orcamento-da-educacao-segundo-jose-marcio-camargo/" class="more-link">Leia mais</a></div>

Os opositores à Proposta de Emenda Constitucional 55, popularmente conhecida como PEC 241 ou PEC do teto dos gastos, argumentam que ela prevê a redução dos investimentos em educação.

O professor de economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio), José Márcio Camargo, explica que ao mesmo tempo em que define um teto para os gastos primários da União, a PEC também determina um piso para os gastos com educação e saúde. Ele garante: “Não é verdade que a PEC 241 vai reduzir os gastos com educação e saúde”.

Em 2017, serão destinados 18% das receitas totais do governo federal livre de impostos para a educação, de acordo com José Márcio Camargo. O número é 3% maior do que os 15% investidos em 2016. Contando com esse aumento no orçamento, em 2017, e levando em conta que o reajuste será feito com base na inflação do ano anterior, haverá, segundo o economista, um ganho nas receitas destinadas ao ensino a partir do ano que vem.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s