Leonardo Paz critica interferência política excessiva no Mercosul

No mais recente videocast do Instituto Millenium, o cientista político Leonardo Paz analisa os desafios do Mercosul após a entrada da Venezuela. “No início, o bloco cumpriu bem seu papel”, afirma. No entanto, o diagnóstico do especialista aponta para “uma certa estagnação” devido a estrutura burocrática e regulatória do bloco. Para Leonardo, a entrada da Venezuela no bloco traz benefícios como qualquer parceria comercial, porém a figura polêmica do presidente […] <div class="read-more"><a href="http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2012/08/29/leonardo-paz-critica-interferencia-politica-excessiva-no-mercosul/" class="more-link">Leia mais</a></div>

No mais recente videocast do Instituto Millenium, o cientista político Leonardo Paz analisa os desafios do Mercosul após a entrada da Venezuela. “No início, o bloco cumpriu bem seu papel”, afirma. No entanto, o diagnóstico do especialista aponta para “uma certa estagnação” devido a estrutura burocrática e regulatória do bloco.

Para Leonardo, a entrada da Venezuela no bloco traz benefícios como qualquer parceria comercial, porém a figura polêmica do presidente Hugo Chávez pode trazer problemas em futuras negociações. “A questão é saber se Chávez vai ser pragmático ao lidar dentro do bloco”, já que o presidente da Venezuela é conhecido por guiar suas ações por posições ideológicas.

Paz afirma, ainda, que “muita interferência política em situações que deveriam ser práticas” dificultam a consolidação de acordos importantes.

Assista

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s