Fator previdenciário: o que é? Para que serve?

Paulo Tafner, economista e especialista do Instituto Millenium, explica mais um aspecto relacionado a Reforma da Previdência: o fator previdenciário. Segundo Tafner, o fator existe para equilibrar as diferenças entre as pessoas de diferentes faixas etárias que contribuem durante o mesmo período de tempo. O mecanismo divide o valor da aposentadoria em parcelas relacionadas à expectativa de vida dos aposentados. Assim, quem se aposenta aos 63 receberá menos parcelas do […] <div class="read-more"><a href="http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/2016/11/24/fator-previdenciario-o-que-e-para-que-serve/" class="more-link">Leia mais</a></div>

Paulo Tafner, economista e especialista do Instituto Millenium, explica mais um aspecto relacionado a Reforma da Previdência: o fator previdenciário.

Segundo Tafner, o fator existe para equilibrar as diferenças entre as pessoas de diferentes faixas etárias que contribuem durante o mesmo período de tempo. O mecanismo divide o valor da aposentadoria em parcelas relacionadas à expectativa de vida dos aposentados.

Assim, quem se aposenta aos 63 receberá menos parcelas do que quem se aposenta aos 53, supondo que essas pessoas contribuíram durante o mesmo período, com o mesmo volume de dinheiro. As parcelas referentes ao trabalhador mais velho serão maiores em valor do que aquelas destinadas ao trabalhador mais jovem.

O economista afirma que é preciso manter o fator previdenciário até que a transição para o novo modelo de previdência seja feita.

Assista!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s