Sua vida é apenas um rascunho?

Já está mais do que na hora de colocar seus planos em prática.

Vamos falar sério? Não faça da sua vida um rascunho.

Muitas pessoas ficam a vida toda planejando, dizendo o que gostariam de fazer, admirando pessoas que concretizaram sonhos, falando sobre grandes jogadas, mas, efetivamente, não realizam nada de relevante ou representativo para as suas existências. Esse movimento eu costumo chamar de síndrome do cunhado.

Cunhado é aquela pessoa que faria tudo melhor do que você, se um dia fizesse alguma coisa

Mauro Calil

E por que síndrome do cunhado? Cunhado é aquele sujeito que faria melhor que todo mundo se um dia ele colocasse a mão na massa e realmente se arriscasse a empreender em alguma coisa. E este é o ponto. Quando você fica no plano das ideias, mas não coloca nada em prática, as frustações tendem a se acumular.

E se você é daquele que fica sempre revisitando as velhas máximas: “nossa, eu já sabia, poxa eu já tive essa ideia antes, se tivesse feito algo em relação a isso… blá, blá, blá”. Repare que, assim, você está fazendo da sua vida um rascunho e nunca uma obra terminada. E este é o problema da maior parte das pessoas. Muitos me abordam dizendo que gostariam de mudar o rumo de suas finanças, mas que ainda não podem por uma série de fatores, principalmente por falta do próprio dinheiro para investir em uma capacitação nessa área…

Eu acredito que a maior parte dessas pessoas é sincera, mas que existe uma boa parcela que fala isso, mas acaba gastando esse recurso semanalmente no bar com os amigos, por exemplo. Essa é a questão: quantas vezes você vai ao bar, vai a festas, consome excessivamente, enche o seu guarda-roupa de coisas que você vai usar uma, duas ou três vezes, no máximo, e, muitas vezes, nem usa? Daí você fica adiando aquele curso que tanto deseja, a faculdade, a pós-graduação ou aquela viagem inesquecível, porque você transforma a sua vida em um rascunho todos os dias e não um produto acabado, onde é imprescindível colocar os planos em prática. Como eu sempre digo, enriquecer é uma questão de ter e seguir um bom planejamento. Quando você não segue, a sua escolha infelizmente o levará a ficar parado onde já está.

Mauro Calil é fundador da Academia do Dinheiro

Veja também o vídeo relacionado a este texto:

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s