Os ovos de Páscoa que se transformaram em um carro zero

Enriquecer é uma questão de ter, e seguir, um bom plano

Em um belo dia do ano de 2007, se a memória não me trai, recebi uma ligação na Academia do Dinheiro. Era um garoto de 15 anos de idade que insistia em falar comigo, pois, segundo ele, “nenhum adulto” havia conseguido ajudá-lo.

O jovem se apresentou e disse que andava incomodado com o fato de ainda, com essa idade, ganhar muitos ovos de Páscoa. E que queria reverter essa situação propondo aos seus familiares que, ao invés dos ovos, recebesse as respectivas quantias em dinheiro para fazer um investimento financeiro, o que causou certa estranheza em sua casa.

E o desejo dele com esse dinheiro é comum entre os jovens dessa idade. Ele queria juntar o dinheiro para comprar um carro ao completar 18 anos. 

Como educador financeiro e especialista em investimentos eu achei a ideia fantástica, porém, a forma como ele estava comunicando os familiares é que estava complicando. Sugeri a ele que dissesse aos pais, tios e avós, o motivo pelo qual ele queria investir. Algo que até então não ocorrera. 

Outro ponto que acrescentei a ele foi o de encontrar alguém que pudesse representar a família, uma referência. Ele logo disse que seria o avô. Disse a ele para usar esse argumento e, assim, dizer a todos que queria receber um único ovo de Páscoa, justamente o de seu avô. E que os outros ovos que seriam dados a ele poderiam ser em forma de dinheiro. 

O jovem seguiu esse exemplo e conseguiu a façanha de arrecadar dinheiro suficiente para começar a investir. Aliado a isso eu disse a ele que o espaço de tempo (ele tinha três anos para conseguir uma boa quantia para o carro) era curto e a forma de investimento precisaria ser muita assertiva, pois ele ganharia pequenas quantias em dinheiro, já que os ovos tem um ticket médio baixo.

Alguns dias depois, o jovem voltou a me ligar e disse que iria seguir essa estratégia para outras datas comemorativas, como no seu aniversário, dia das crianças e Natal. Além disso, como ele gostava de música e animava as festas dos amigos como DJ, passaria a cobrar uma pequena quantia. 

Do ponto de vista das finanças pessoais eu achei perfeito e uma ótima forma de fazer o dinheiro crescer, pois o resultado patrimonial futuro seria claramente favorável. E o fato é que o jovem conseguiu comprar um carro zero, como queria e no prazo almejado. 

Essa foi uma história que aconteceu anos atrás, após ele fazer um workshop na Academia do Dinheiro, quando o curso ainda era presencial. O jovem conseguiu alcançar um objetivo. Esse é um bom exemplo do Método FAST, que estimula a prática do fazer, antever, salvar e turbinar para concretizar um objetivo. 

E vamos combinar que, se um garoto de 15 anos consegue fazer, você também consegue.

Enriquecer é questão de ter e seguir um bom planejamento financeiro!

 

Veja também o vídeo sobre este artigo:

 

Sobre a Academia do Dinheiro

Criada pelo professor Mauro Calil, em 2012, a Academia do Dinheiro nasceu para ser um Centro de Estudos e Formação de Patrimônio.

Com base na crença dos ensinamentos do especialista, de que as pessoas podem ter todo o dinheiro que quiserem, bastando para isso educarem-se financeiramente, a Academia do Dinheiro já auxiliou muitas pessoas a conquistarem a independência financeira.

O professor Mauro Calil é palestrante e consultor. Ele iniciou no mundo dos investimentos aos 11 anos de idade. Calil é fundador da Academia do Dinheiro e especialista em investimentos do Banco Ourinvest.

Com MBA pela USP, ele conta com uma rara certificação de especialista em investimentos (CEA-ANBIMA), além de dois livros publicados na área de finanças pessoais.

Seu maior orgulho é saber que grande parte de seus alunos atingiu a independência financeira em espaços curtos de tempo (2 a 5 anos). E todos aqueles que aplicaram os conhecimentos transmitidos aumentaram em muito seu patrimônio pessoal e sua rentabilidade nos investimentos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s